Chuva intensa provoca desabamentos e inundações em MG

15/12/2011 13:01
A chuva forte e contínua que cai em Belo Horizonte e região metropolitana há mais de 14 horas provocou desabamentos, inundações e buracos em algumas das principais avenidas da região. Por volta das 9h30 da manhã desta quinta-feira, o trânsito estava totalmente parado no Anel Rodoviário, sentido Rio de Janeiro- Vitória, na Via Expressa entre Belo Horizonte e Contagem, e nas avenidas Vilarinho, Cristiano Machado, Amazonas, Francisco Sá e Silva Lobo, onde uma cratera com cerca de 2 m de diâmetro se abriu em uma das pistas.

Na avenida Nossa Senhora do Carmo, principal via de acesso das cidades de Nova Lima, Itabirito, Raposos, Ouro Preto e também dos bairros Belvedere e São Bento ao centro da capital, uma encosta ameaça desabar após o rompimento de uma adutora de água. A passarela de pedestres foi interditada pela Defesa Civil e caso o deslizamento aumente, o tráfego também poderá ser totalmente interrompido no sentido bairro-centro.

A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal emitiu alertas para que motoristas e pedestres evitem a região das avenidas Vilarinho e 12 de outubro em Venda Nova, região norte de Belo Horizonte. O córrego que passa sob as vias ameaçava transbordar por volta de 9h30 e havia o risco de carros serem arrastados.

A situação é a mesma no bairro Dona Clara, no cruzamento das avenidas Sebastião de Brito e Cristiano Machado, onde a água do córrego do Onça já chegou ao nível do asfalto.

Nas últimas 24 horas, foram registrados deslizamentos de encostas e desabamentos de casas e barracões, todos sem vítimas. As ocorrências foram no beco Glucíneo, no bairro Santa Cruz (Vila Humaitá); no beco Manoel Goes, que fica no Aglomerado Morro das Pedras; na rua Recy Souza Paiva, no bairro Itapoá; também na rua Alice Perri, no Jardim Guanabara.

O Corpo de Bombeiros informou que no bairro Jardim Leblon, também na região de Venda Nova, um barracão de três cômodos desabou no início da manhã. Militares chegaram a iniciar as buscas por uma pessoa que estava desaparecida, mas ela foi localizada por familiares via telefone. A corporação atendeu, entre 0h e 6h da manhã, quatro ocorrências de quedas de árvores e três referentes a riscos de desabamentos.

A Defesa Civil avisa para a possibilidade de chuva forte acompanhadas de raios e rajadas de vento (com velocidades entre 50 e 60 km/h) entre esta quinta-feira e o próximo domingo. O volume de água estimado para esses quatro dias deve superar os 130 mm.

A Comdec recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Recomenda ainda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois o solo ainda está encharcado devido às chuvas dos últimos dias, e com o volume de chuva previsto, o risco de deslizamentos aumenta.

Ainda segundo os bombeiros, na quarta-feira parte de uma casa desabou em Nova Lima e deixou duas pessoas feridas levemente, uma idosa e uma criança. A residência foi interditada pela Defesa Civil.

fonte: www.terra.com.br