I Congresso Mineiro de Atenção Primária tem início nesta quinta-feira em Juiz de Fora
Juiz de Fora sedia, a partir desta quinta-feira, 17, o I Congresso Mineiro de Atenção Primária à Saúde - XIII Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde. O evento acontece no Ritz Plaza Hotel (Avenida Barão do Rio Branco 2.000, Centro) até o próximo sábado, 19. Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências, de forma a contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento do modelo assistencial da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do SUS, especialmente no Estado de Minas Gerais. O Congresso é promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora e pelo Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (Nates/UFJF), com co-promoção da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Secretaria de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES).
Para destacar a experiência da Atenção Primária à Saúde em Juiz de Fora, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, participa nesta sexta-feira, 18, das 8h às 9h, da Mesa - Experiências na Gestão de Sistemas Únicos de Saúde orientados pela APS: avanços e desafios. “O Congresso apresenta-se, também, como uma oportunidade de destacarmos os avanços alcançados e desafios vencidos e a serem vencidos. Já avançamos nas questões salariais com remuneração mensal de R$ 7.500 para médicos de saúde da família e nas contratações de profissionais, reforma e ampliação de 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), construção de cinco novas e projetos para construção de mais sete unidades. Em relação à otimização do sistema de gestão de informações dos usuários e atendimento, estamos implantando o Siga Saúde. Além disso, estamos trabalhando para identificar onde temos que melhorar nossas estatísticas e onde investir”, antecipa a secretária.
Entre os temas discutidos no encontro estão o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais: uma ferramenta de planejamento e gestão; A lógica do financiamento da APS no SUS; Estratégias de Fidelização da população adscrita na APS; A gestão participativa e sua importância na APS; O público e o privado na estruturação da APS, entre outros. A programação do I Congresso Mineiro de Atenção Primária à Saúde foi dividida em grupos: nesta quinta-feira, 17, acontece o Grupo 1: Planejamento e Gestão em Atenção Primária à Saúde; na sexta-feira, 18, o Grupo 2: Formação, Qualificação e Carreira na APS e no sábado, 19, o Grupo 3: Abordagem Clínica na APS. As apresentações de trabalhos seguem as seguintes linhas temáticas: Planejamento e Gestão em Saúde Formação, qualificação e carreira na APS; Abordagem clínica na APS e Interdisciplinaridade e Intersetorialidade na APS.
2ª Mostra da Atenção Primária à Saúde do município
E no dia 24 de novembro, às 18h30, também no Ritz Plaza Hotel, acontece a 2ª Mostra da Atenção Primária à Saúde do município. O evento é uma promoção da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) da Secretaria de Saúde e tem como público-alvo os próprios profissionais da APS, além de graduandos e pós-graduandos de áreas afins, desde que possuam projetos vinculados à Atenção Primária. Ao todo, 105 trabalhos foram inscritos na mostra, referentes a experiências exitosas e atividades desenvolvidas por equipes e/ou profissionais na Atenção Primária à Saúde, instituições formadoras e pela própria gestão.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE