Policial britânica é presa por receber propina de jornalista
Uma agente da polícia britânica foi detida sob a suspeita de ter recebido propina de jornalistas em troca de informações sigilosas, informou nesta quarta-feira a Scotland Yard.
A suspeita, 52 anos, será interrogada em uma delegacia do condado de Essex, no leste de Londres. Trata-se da primeira agente detida pela operação Elveden, uma investigação que apura supostos subornos de policiais em paralelo aos casos de escutas ilegais da imprensa britânica, conhecida como operação Weeting.
Vários empregados do extinto tablóide News of the World já foram detidos ou estão em liberdade condicional pelo envolvimento com as escutas ilegais de celebridades.
Durante a operação Weeting, as autoridades também descobriram outra prática ilegal, como o pagamento por informações sigilosas, que envolvia jornalistas e policiais. Esta prática resultou na renúncia do comissário da Polícia Metropolitana de Londres, Paul Stephenson, no último mês de julho.
Além da pesquisa policial, o governo iniciou uma investigação independente a cargo do juiz Brian Leveson, que, em uma primeira fase, examinará a ética da imprensa britânica. Posteriormente, após a conclusão desta investigação, o juiz deve apurar todas as práticas ilegais.
fonte: www.terra.com.br